IGREJA ORTODOXA

A IGREJA CATÓLICA POR EXCELENCIA

Há dois mil anos, Nosso Senhor Jesus Cristo desceu à terra e fundou Sua Igreja, através dos Seus apóstolos e discipulos, para a salvação da humanidade.Nós sabemos pelo livro Sagrado dos Atos dos Apóstolos que os mesmos foram longe pregando os ensinamentos de Cristo e fundadram varias Comunidades e Igrejas. Todas essas Igrejas, embora separadas pela distância, eram unidas na mesma Fé, Celebrações e Sacramentos.Todas as Jurisdições Ortodoxas, como a de Antioquia, Alexandria ou Armenia são independentes em suas administações, mas ao mesmo tempo cada uma esta em plena comunhão com as outras, e com  Igreja de Roma e do Ocidente a um acordo firmado em 1984 por nosso Patriarca para mutua administração dos sacramentos.  A Igreja Ortodoxa ou Orientail permanece unida na Fé que receberam dos apóstolos, na doutrina, sacramentos, celebrações,tradição, ensinamento dos Santos Padres e dicisões dos primeiros Concilios Ecumênicos.
Apesar da nacionalidade, lingua e costumes diferentes, estas Igrejas permanecem na amizade freternas e juntas constituem a Igreja Católica Ortodoxa, todas gozam dos mesmos bens espirituais.Os ensinamentos da Igreja Católica Ortodoxa são derivados de duas fontes: as Sagradas Escrituras e a Santa Tradição. Os ensinamentos dos apóstolos não escritos foram transmitidos oralmente por inspiração do Espírito Santo e chegaram até nós como Santa Tradição.A Fé e a Doutrina Ortodoxa popdem ser encontradas nos Cânones e decretos dos Sete Concílios Ecumênicos. Nós Ortodoxos cultuamos a Deus na Santissima Trindade. Honramos e veneramos os Santos e as Reliquias Sagradas, dando maior veneração à Santissima, Purissima, Bendita e Gloriosa, Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria. De acordo com os Cânones dos Santos Concílios Ecumênicos, nós veneramos os Ícones Sagrados e as Santas Reliquias como representantes de Deus e dos Santos.Nós reconhecemos os Sete Sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia, Confissão, Matrimonio, Ordem e Unção dos Enfermos. Para os Católicos Ortodoxos, os Sacramentos do Batismos, Crisma e da Eucaristia são Sacramentos de iniciação cristã, tanto é que eles são ministrados ao catecúmeno no mesmo Ofício e Ritual de Batismo.A Igreja Ortodoxa é Una, Santa Católica e Apostólica. É Una porque Nosso Senhor Jesus Cristo fundou uma só Igreja. É Santa porque foi santificada pelo sacrificio de seu Fundaddor na Cruz e glorificada pela sua Ressurreição. É Católica porque é de caráter universal e não conhece limite de tempo, lugar, raças ou fronteiras. É Apostólica porque foi fundada nos fundamentos dos apóstolos e tem sucessão apostólica. É Ortodoxa porque é tradicional, segue retamente os ensinamentos de Jesus Cristo, cabeça da Igreja que é seu corpo, é guiada pelo Espírito Santo e dá a Deus o verdadeiro louvor.A Igreja Católica Ortodoxa é a Fé dos Patriarcas, a Fé dos Apóstolos, a Fé dos Mártires, a Fé dos Profetas, a Fé dos Santos, é a Fé Ortodoxa sem mácula e sem inovações.

Mor Titos Paulo Jorge Hanna

Arcebispo

Nuncio Apostólico Patriarcal

Dom José Faustino Filho

Arcebispo do Centro-oeste, Tocantins e Pará

Nosso Patriarca

Mar Ignatius Aphrem II Karim

Sua Santidade nasceu em 03 de maio de 1965 em Kamishly, Siria.

Entrou Seminário Teológico de São Efrém em Atchaneh, Líbano em 1977, após a sua educação primária em Kamishly

Em 1982, serviu a Arquidiocese Ortodoxa Siríaca de Aleppo, na Síria, por dois anos.

De 1984 a 1988, prosseguiu seus estudos superiores no Seminário Teológico copta no Cairo, Egito, graduando-se Bacharel em Divindade.

Em 1985,  fez os votos monacais, e colocou-se a serviço da Igreja. Tendo sido ordenado diácono no Egito, e mais tarde no mesmo ano, sacerdote em Kamishly.

De 1988 à 1989, serviu como secretário de Sua Santidade, Moran Mor Zakka I Iwas, e como professor no Seminário Teológico de São Efrém em Damasco, Síria.

Em 1991, entrou na faculdade de St. Patrick, em Maynooth, Irlanda, onde recebeu Licenciatura em Sagrada Teologia, em 1992, e Doutorou-se em Divindade em 1994, depois da defesa de sua tese sobre o simbolismo da cruz no inicio do cristianismo siríaco.

No domingo, 28 de janeiro de 1996, foi consagrado como Arcebispo Metropolitano e vigário patriarcal para a Arquidiocese da Igreja Ortodoxa Siríaca no leste dos Estados Unidos, por Sua Santidade o Patriarca Zakka I Iwas, na Igreja Ortodoxa Siríaca Santa Maria em Kamishly . Tendo chegado aos Estados Unidos em 2 de março de 1996, e oficialmente instalado em sua posição na Catedral de São Marcos, em Teaneck, New Jersey.

Além de seus muitos talentos, Arcebispo Karim é fluente em Aramaico Clássico e Vernáculo, bem como em árabe, francês e Inglês.ra

Durante seus anos como Arcebispo da Arquidiocese da Igreja Ortodoxa Siríaca para o leste dos Estados Unidos, supervisionou a criação de várias novas paróquias, além de ter grande preocupação com a juventude e os idosos bem como com a catequese.

Também durante o episcopado, foi responsável pela publicação de uma série de livros e artigos relacionados com a Igreja;

Levando tudo isso em consideração Sua Santidade sempre foi ativo no trabalho Ecumênico nos EUA e junto ao CMI, tendo inclusive participado da Assembléia Geral ocorrida em 2006 no Brasil.

Em 31 de Março de 2014 foi eleito Patriarca de Antioquia, com o nome Mor Ignatius Aphrem II Karim.