BULA PATRIARCAL n. 128/1983

11/05/2011 20:51

BULA PATRIARCAL n. 128/1983

Dom Leolino G. Neto, S. S. Mar Ignátius Zakka I e Dom Crisóstomo Moussa M. Salama (Primeira visita à Santa Sé Patriarcal)

“Verificamos que a V. Emª. não estaria criando algo novo. Ao contrário, estão devolvendo a Santa Igreja no Brasil, sua vitalidade e a originalidade de sua missão, que nada contradiz os nossos princípios, aperfeiçoando-a, isso sim e lhe devolve seus horizontes internacionais”

 

 

Sua Eminência Metropolita Mar Crisóstomo Moussa Salama, nosso irmão no Senhor, Delegado Patriarcal da Evangelização no Brasil.

Orações e paz no Senhor!!!.

Em nosso Sínodo Antioquino de 1983, que contou com a sua participação, abordamos os assuntos relativos ao presente e futuro da nossa Igreja no Brasil, no que diz respeito às comunidades que a compõem, tanto de origem oriental como de origem brasileira.

Tomamos conhecimento de um movimento, em nível local, de expor os tesouros da nossa Santa Igreja em países novos e numa grande nação, que o ocupa lugar de destaque, no mundo de hoje e no futuro. Verificamos que a V. Emª. não estaria criando algo novo. Ao contrário, estão devolvendo a Santa Igreja no Brasil, sua vitalidade e a originalidade de sua missão, que nada contradiz os nossos princípios, aperfeiçoando-a, isso sim e lhe devolve seus horizontes internacionais. Estamos, pois, certos de que a sua empreitada é obra do Espírito Santo, realizando, assim, a continuidade da missão da Igreja Antioquina e da visão antioquino-siriana, nas regiões do Brasil.

Assim, sem dúvida, demanda grandes esforços, imensos sacrifícios e profunda compreensão da parte de todos, de certos conservadores entre nossos filhos e responsável prudência por sua parte. Trata-se de um estágio de transição, de um ambiente estreito para outros mais amplos. Até que todos se convençam de que “Deus concedeu, também aos povos, o privilégio de voltar para Ele e receberam a vida eterna”. Atos 11, 18.

Viemos, portanto, através dessa Bula Patriarcal e Apostólica, colocando as duas Igrejas de Santa Maria, em São Paulo, e a de São Jorge, em Campo Grande, MS, sob direta administração de nossa Sé Apostólica, até outra ordem. Renovamos, ao mesmo tempo, a sua designação Metropolita Delegado Patriarcal para a evangelização no Brasil. Outorgamos-lhe jurisdição sobre a Igreja de São Pedro, em Belo Horizonte, MG, e sobre as demais Igrejas e comunidades que já se integraram ou venham integrar à nossa Igreja Ortodoxa Siriana. Isso, no entanto, em nada impedirá a cooperação de ambos os lados, visando à glória de Deus e à grandeza de sua santa Igreja. Recomendamos, assim, que V.Emª. adote um critério minucioso junto aos que desejarem retornar ao Credo da Santa Igreja, conforme o Santo evangelho, a fé da nossa Santa Igreja e nossas ordens apostólicas. Reafirmamos os seguintes princípios:

1º – aceitação do Credo Niceno, sua interpretação e abrangência, conforme o abordamento da nossa Igreja Ortodoxa Siriana, isto é, a insistência sobre a unidade de Cristo Deus.

2º – a fidelidade canônica a nossa Sé Apostólica Antioquina, a exemplo de suas igrejas.

3º – registro das igrejas, instituições, obras pias e estatutos em nome da Delegacia Patriarcal Siriana Ortodoxa de Evangelição no Brasil, filiadas ao patriarca de Antioquia e todo o oriente dos ortodoxos sirianos e a constatação do nome pessoal do patriarca em todos os registros oficiais.

4º – o uso da liturgia e demais ritos da Igreja Ortodoxa Siriana, mesmo traduzindo no idioma do povo fiel.

Ao tecermos elogios aos seus esforços e abraçar suas obras boas, redobramos-lhe a bênção apostólica e auguramos toda prosperidade, ventura e grandeza, para a delegacia patriarcal ortodoxa siriana de evangelização no Brasil… Damasco, aos oito de março de 1983, (a) Ignatius Zaqueu I Iwas, Patriarca de Antioquia e todo o oriente supremo, Ierarquica da Igreja Católica Ortodoxa Siriana.

Publicada originalmente em:

Traduçao: Dom Crisóstomos Moussa M. Salama

FILHO, José Faustino. Coletânea de textos teológicos sobre a Igreja Cristã Ortodoxa. Tomo I, 2001, pp.65-66.

 

http://www.cssmd.com.br/site/index.php/bula-patriarcal-n-1281983/