BULA PATRIARCAL n. 245/1988

11/05/2011 20:50

BULA PATRIARCAL n. 245/1988

 

Bênção apostólica de S. S. Mar Ignatius Zakka I à Dom Leolino Gomes Neto (1ª visita apostólica, Damasco, Síria)

“S.Emª. Arcebispo e nosso irmão nos convidou com insistência, para visitar o Brasil e ver de perto o avanço desta obra apostólica. Prometemos-lhe tentar o possível, para atender o convite, a fim de apreciar o trabalho missionário e o vosso bem-estar espiritual”

 

 

Em nome de Deus Eterno, Auto-existente e Onipotente, Ignatius Zaqueu I Iwas, Patriarca da Sé Apostólica Antioquina e todo Oriente e supremo dignitário da Igreja Católica Ortodoxa Siriana (carimbo).

Aos nossos filhos espirituais: Presbíteros, Diáconos, membros dos Conselhos Paroquiais, Sociedades e demais fiéis da nossa Igreja Siriana Ortodoxa. Que a Providência Divina vos proteja, com a intercessão da Virgem Maria e demais Santos, Amém.

Enviamos a benção apostólica, munida de orações, indagando por vosso bem-estar e comunicando o seguinte: Sua Emª. Nosso irmão Crisóstomos Moussa Matamos Salama, nosso Delegado Patriarcal de Evangelização no Brasil, acaba de nos visitar em nossa sede patriarcal de Damasco, renovando sua fidelidade canônica à nossa Catedral Petrina. Alegramo-nos pela notícia de expansão da Evangelização na América do Sul, havendo Deus aberto novos horizontes, para a glória do seu santo nome.

S.Emª. Arcebispo e nosso irmão nos convidou com insistência, para visitar o Brasil e ver de perto o avanço desta obra apostólica. Prometemos-lhe tentar o possível, para atender o convite, a fim de apreciar o trabalho missionário e o vosso bem-estar espiritual. Isto será, querendo Deus, nos fins de abril ou no início de maio do próximo ano.

Enviamo-lhes esta nossa ordem Patriarcal, pelas mãos de S.Emª., o Arcebispo Moussa Matamos Salama, para ter a certeza de nosso amor paterno a todos vós. Ao mesmo tempo, esclarecermos uma verdade, que jamais esquecereis. Mesmo que estais sob direta jurisdição patriarcal em vossa administração eclesial, vós tendes, junto a vós, nosso irmão o Arcebispo Moussa Matamos Salama, Arcebispo da Evangelização na América do Sul. É, pois, muito justo que colaboreis com ele, em tudo aquilo que faça prosperar a nossa Igreja Ortodoxa Siriana no Brasil, convidando-o para vossas Igrejas, nas oportunidades, prestando-lhes as devidas honras, como a um Arcebispo da Sé Apostólica Antioquina e se aproveitando de sua vasta sabedoria e de sua valiosa experiência, no serviço da Igreja.

Nós vos exortamos a cooperar com ele, na organização da programação de nossa visita a vós, se concretizar, pela vontade divina.

É o que se nos apresenta no momento. Que a graça de Deus esteja convosco. Pai Nosso… Damasco, 27 de setembro de 1988.

Publicado originalmente em:

Tradução: Dom Crisóstomos Moussa M. Salama

FILHO, José Faustino. Coletânea de textos teológicos sobre a Igreja Cristã Ortodoxa. Tomo I, 2001, pp. 67-68.

 

http://www.cssmd.com.br/site/index.php/bula-patriarcal-n/