S. S. Mar Ignátius Zakka I visita o novo patriaca maronita

11/05/2011 20:46

S. S. Mar Ignátius Zakka I visita o novo patriaca maronita

S. S. Mar Ignatius Zakka I visited the new Maronite patriarchal

Sua Santidade, o patriarca Mar Ignátius Zakka I, juntamente com Mar Gregorios Yohanna Ibrahim (arcebispo de Aleppo), e Mar Matias Vilexinos Naresh (Assitente Patriarcal), viajou, na tarde de segunda-feira (04-04-2011), ao Líbano para cumprimentar o novo patriarca Maronita de Antioquia e de todo o Oriente Mar Butros Bechara Raï, 71 anos. O termo “Mar” significa “Santo” e “Butros”, Pedro. Na verdade tanto o patriarca Sírio-Ortodoxo Mar Ignátius Zakka I quanto o novo patriarca Católico Mar Butros Bechara Raï são sucessores de São Pedro que, conforme a tradição da Igreja, fora o primeiro bispo da Santa Sé Antioquina, antes de ir para Roma.

Quando era bispo de Bkerke foi Vigário Patriarcal e Bispo de Byblos em 1990. Assumiu diversos cargos na Igreja Maronita no Líbano e em Roma. Em 2010, foi nomeado em Roma como Secretário Geral do Santo Sínodo das Igrejas Orientais.

No encontro que durou mais de uma hora, conversaram sobre a atual situação de ambas Igrejas (Sírio-Ortodoxa e Maronita), bem como sobre o papel da família, o Conselho das Igrejas do Oriente Médio e os resultados do Sínodo das Igrejas Orientais realizado em Roma, em 2010. Também se falou sobre a presença cristã no Oriente Médio e sobre a unidade do Patrimônio Siríaco.

Autor: Padre Celso Kallarrari