Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é Promovida na AG da CNBB

15/05/2011 08:57
11 de Maio de 2011
Dom Manoel promove SOUC na 49ª Assembleia Geral da CNBB

No dia 10 de maio, o bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, foi um dos convidados a falar com a imprensa, na Coletiva de Imprensa da 49ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre no Centro de Evento Padre Vitor Coelho, na cidade de Aparecida (SP). O bispo, foi escolhido, no último dia 12 de março, o novo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Ele foi eleito durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ).

O CONIC, que é composto pela Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida é uma associação fraterna de Igrejas que tem como finalidade a promoção do ecumenismo, ou seja, da unidade entre os cristãos e da união entre as Igrejas. “Além disso, pretende também fazer com que essas Igrejas-membro se comprometam com as causas sociais e tomando a defesa dos direitos e das justiças”, disse o novo presidente da entidade.

Dom Manoel enfatizou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano. O evento acontecerá nos dias 5 a 12 de junho em todo o Brasil. “Uma das atribuições do CONIC é unir os povos cristãos, em especial rezando juntos.

Então este ano, como de costume, a semana que antecede o Pentecostes no hemisfério sul, haverá a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema deste ano é ‘Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações’. Então, neste trabalho de promover a Semana o CONIC a cada ano publica um livro com as orações de cada dia para ser celebrado nas comunidades, e enquanto possível, as Igrejas juntas”, explicou dom Manoel.

O novo presidente do CONIC afirmou também que o seu maior desafio, à frente do CONIC, será levar até as bases, toda a articulação necessária para um maior crescimento, tanto institucional, quanto ecumênico. “O CONIC é distribuído em 18 representações regionais e oito membros fraternos. Então, o nosso maior objetivo e o que faz a minha prioridade como presidente CONIC será priorizar as bases, articulando o trabalho e a vivência ecumênica, que já existem no Brasil, e incentivar mais o desejo ecumênico.